domingo, 3 de maio de 2009

Friends will be friends?



Este é dos temas mais exaustivos! Eu tenho o problema de não conseguir parar de pensar. Então penso, despenso, passo e desfaço as minhas teorias. Sou a minha maior apoiante e sou também quem me refuta mais vezes. Passemos a mais uma teoria.

Já todos vós tiveram a experiência de acabar o ano lectivo, transitarem para outro ciclo e despedirem-se dos vossos amigos dizendo que se vão continuar a ver e a falar. Já todos vós viram o que se passou depois disso: nada.

E porquê? porquê é que nos deixamos de falar? deixamos de gostar desses amigos que outrora foram os mais importante da nossa vida? eles deixaram de gostar de nós?

Tenho várias respostas. Como diz uma pessoa que eu conheço: "as pessoas acomodam-se". E é verdade, acomodam mesmo! Eu penso que tem tudo a ver com o background. É muito mais fácil manter um amigo que tenha surgido de um espaço extra escola/faculdade porque, à partida, não há aquela "sede" diária. Estamos habituados a que a esse amigo(a) saiba das coisas sempre com algum atraso mas, na altura ele está sempre lá. O colega de turma ou de faculdade é mais dificil de manter. Mudas de turma, mudas de horários, mudas de faculdade, mudas de cidade!

As pessoas são substituíveis. Não há duas pessoas iguais, mas há milhentas parecidas. E, sem dar por isso, fazemos novos amigos e deixamos de estar sozinho na turma, faculdade ou cidade, deixando os novos velhos amigos de ter utilidade. Cumpriram a sua função. Todas as pessoas têm a sua importância quando colocadas num determinado espaço e tempo, e quase todas passam de validade. Afinal de contas, ninguém usa a roupa que usava quando tinha 7 ou 10 anos, deixou de servir, tal como certas pessoas...

PS: não nego a existência de amigos intemporais (mas são dificeis de encontrar e nem toda a gente o consegue fazer).

1 comentário:

  1. espero q pelo menos eu, não tenha passado de prazo.
    tu tás no prazo, sócia.

    bora nos vermos mais vezes pa o prazo se alongar maaais :D

    ly*

    ResponderEliminar